Título:
Jantar secreto
Título original: Jantar secreto
Autor(a): Raphael Montes
Páginas: 368
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535928358
Valor médio: 47,90
(clique aqui para comprar)
Até que ponto você iria para arranjar o dinheiro necessário para pagar suas contas? Em o Jantar secreto (Companhia das Letras, 2016) a resposta é: MUITO longe. Nesse livro de Raphael Montes, o autor brasileiro nos leva para uma jornada nada convencional e eletrizante, na cidade do Rio de Janeiro. Aqui é provada a enorme qualidade que a literatura brasileira sempre teve e que histórias horripilantes prendem muito a atenção. Desse modo, o fácil é começar a ler. O difícil é parar até que o livro se encerre e entendamos até onde a “carne de gaivota” pode levar nesse meio tempo.
Na ficção, Dante, um administrador formado, é o nosso narrador. Porém no livro, ele se vê trabalhando em uma livraria, numa vida infeliz, para que consiga sobreviver com o dinheiro ganho. O jovem mora com outros quatro amigos: Hugo, Miguel e Leitão, que conhece desde a infância na pequena cidade de Pingo d’Água, no Paraná. Se mudaram após todos serem aprovados em universidades. Leitão em ciência da computação, Hugo em gastronomia e Miguel, o mais certinho dos quatro, em medicina.
No entanto, com o tempo, o apartamento se torna caro para eles e, com suas vidas nada bem sucedidas, pagar se torna algo bem difícil. Vários debates acontecem para que seja decidida uma forma de cumprir com seus pagamentos. E a partir disso, uma ideia um tanto incomum passa pela mente dos cinco rapazes. E se eles promovessem jantares em seu apartamento em Copacabana? Com um dos jovens sendo formado em gastronomia, esse talento seria bastante útil para suas próximas ações. Dessa forma, seria possível angariar fundos e quitarem suas dívidas do aluguel. Mas tudo acaba ficando bastante confuso quando Leitão, responsável pela inscrição do plano dos jovens no site jantarsecreto.com, decide fazer uma “brincadeira”. No site, ao invés do cardápio pré estabelecido entre eles, o rapaz informa que será servido carne humana. Logo, para o espanto de todos eles, as vagas esgotam.
Sim, é exatamente esse o plot: jovens e jantares secretos servidos com carne humana. Não é um tema muito comum, ainda mais dentro da literatura, porém, não deixa de ser uma premissa interessante. No livro, Raphael Montes consegue trazer uma ambientação bastante detalhada e que nos faz sentir toda a tensão presente nas cenas. A ambição dos personagens e seus sentimentos também são peças incrivelmente bem retratadas na obra e que, acima de tudo, atiça nossa curiosidade.
Um detalhe importante de ser dito é que em algumas cenas um humor extremamente ácido está presente. Para alguns, isso pode não incomodar. Para outros, as piadas pesadas entre os jovens podem trazer algum desconforto, como foi no meu caso. Acho que isso está diretamente ligado aos costumes de quem lê e a narrativa não se torna menos arrebatadora por isso.
Mas além disso, Jantar secreto também é uma aula de comportamento humano. Aqui é claramente mostrado como as pessoas podem ser ambiciosas e vaidosas quando muito dinheiro é envolvido. Mostra também o quanto alguém pode ir longe para se satisfazer. No livro, um jogo de interesses é sempre colocado à prova. Diálogos marcantes é o que não falta durante a jornada.
Você percebe que ficará preso na história logo nas primeiras palavras de Dante. Lá ele deixa claro que precisamos lembrar da sua existência do jeito que ele se apresenta. Um aviso bastante importante considerando que logo em seguida, nosso narrador fala que com o decorrer dos acontecimentos estaremos o considerando um monstro. A partir daí, é impossível parar a leitura. E isso está, na primeira página.
Uma parte bem interessante do livro é que existe um capítulo inteiramente narrado no Whatsapp. É uma ótima forma de mostrar os tempos em que se passa a trama, no qual a tecnologia está bastante presente. Raphael Montes fez com que a história ficasse ainda mais intrigante e dinâmica de se ler.
Por fim, acho que vale analisarmos os fortes diálogos e acontecimentos que ocorrem aqui. Haverá detalhes bem sangrentos de algumas situações e também muitas outras coisas que nos deixam de cabelo em pé. Jantar secreto não é uma leitura feita para apenas passar os olhos sobre as letras. Aqui você tem que apreciar, mas principalmente sentir toda a tensão que tomará seu corpo.
LEIA TAMBÉM:
– RESENHA | Eu, você e a garota que vai morrer – Jesse Andrews